Instituto Federal de São Paulo – IFSP

IFSJC

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Sobre a IFSP

A vocação essencialmente industrial e tecnológica do Vale do Paraíba foi a força que atraiu o IFSP para a região.Sede de grandes indústrias e instituições de pesquisa e inovação, São José dos Campos é o coração do complexo industrial e tecnológico do Vale do Paraíba. Todavia, a região ainda carece de mão de obra especializada, capaz de manter a marcha do desenvolvimento regional. Desta forma, em Junho de 2012, o Governo Federal e a Petrobras, através da intermediação de políticos locais, decidiram instalar na Refinaria Henrique Lage o campus São José dos Campos / Petrobras. Organizado em uma área de 22 mil metros quadrados, o campus possuí laboratórios de eletrônica, automação, mecânica, quatro salas de informática, biblioteca, auditório, cantina, etc.

Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio

Técnicos em Automação Industrial trabalham em atividades de engenharia de projetos de automação de processos, produtos e de manutenção, nas indústrias automobilística, de informática, eletrônica, mecânica e química, entre outras, e podem trabalhar no projeto de sistemas de automação, na análise técnica da aquisição de componentes, equipamentos e sistemas de automação, na coordenação de equipes de trabalho, na programação do controle de automação de sistemas, na instalação de sistemas de automação, na manutenção de sistemas de automação, na operação e na manutenção sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança, e na elaboração da documentação técnica de sistemas de automação. As competências pessoais necessárias incluem a capacidade de atuar em equipe, a necessidade de manter-se tecnologicamente atualizado, empatia, ética, boa comunicação, iniciativa, visão sistêmica, autodisciplina, capacidade de comunicação em outro idioma e utilização de equipamentos de proteção.

Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio

O curso técnico integrado ao ensino médio em mecânica tem duração de 3 anos, sendo ofertado na forma INTEGRADA. Desta maneira, o aluno faz o ensino médio e o técnico juntos no IFSP.  Tem como pré-requisito o ensino fundamental completo e abertura de 40 vagas anuais.

Objetivo Geral do IFSP

Formar profissionais para atuarem na área de Controle e Processos Industriais, conforme a definição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Além da formação técnica específica, o objetivo do curso é fornecer também ao aluno uma formação integral humanista, como apresentada no item que discutiu os Princípios e Concepções do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Entenda aqui como APOTEC pode te ajudar

O curso preparatório para vestibulinhos da APOTEC contempla uma grade curricular específica para atender as necessidades de quem está tentando passar em um concurso de bolsas ou processo seletivo para o nível médio, como é o caso da IFSP.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, entendemos que está de acordo.